segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Amor x Paixão

Postado por Priscila Jardim de Oliveira às 20:16 0 comentários

Ouvindo a música "Mulheres" com Zeca Pagodinho e Martinho da Vila me deu vontade de escrever. Então vamos aproveitar. :)

Debatendo: amor x paixão.

Amor e paixão são sentimentos que muitas vezes são confundidos, principalmente por nós, jovens. Somos inexperientes em tudo, principalmente quando o assunto é sentimento e coração. Tudo é tão novo, a sensação de explosão, mistura de sentimentos, felicidade e novas aventuras sendo vividas e dividas com a pessoa que está ao seu lado (ou não, em caso de um "amor" platônico) e se não vivermos aquilo naquele dia que queremos, parece o fim do mundo. rs
Hoje, durante o banho, estava pensando sobre falar "eu te amo". Pode ser que falemos essas três palavrinhas de forma precoce pois pode ser confundida com paixão, mas e se o que sentimos for realmente amor? E se tudo terminar e nunca termos dito as benditas três palavras?!
Paciência, queridos.
Há aqueles que preferem errar e nunca ter feito e há aqueles que preferem nunca fazer e errar.
Prefiro os precavidos.
Acredito que tudo tem seu tempo, então por que não dar tempo ao tempo e às pessoas (e a si mesmo)? Prefiro dizer "estou apaixonada por você!" do que um belo "eu te amo".
O "eu te amo" é BEM mais impactante mas se não for com muita vontade e puro sentimento acho que não tem graça; é preferível nem dizer. Também aconselho não dizer em caso de dúvida. Neste caso diga "eu te adoro". O "te adoro" também é muito bem vindo. Já tentaram procurá-lo no dicionário? Então vou colocar os significados de "amar" e "adorar" pra vocês:
- Amar: ter amor; estar enamorado.
- Adorar: 1. Render culto a (divindade). 2. Amar extremosamente. 3. Amar-se mutuamente ao extremo.


Adorar é mais do que amar então? huh?
Acredito que sim. Porém a maioria das pessoas nunca procuraram o significado de "adorar" no dicionário então usem a vontade. hehe. ;)

Diria que a paixão é fugaz, dura pouco tempo, mas não deixa de ser intensa e inesquecível. É gostosa de ser vivida, quer todos os segundos, minutos e horas... até a hora de cansar ou desgastar. Está aí o motivo da confusão: muito tempo juntos, muitas coisas vividas e a ansiedade (hoje falada na minha aula de farmacologia. hehe) em dizer as "três palavras".

Bom, não sou nenhuma especialista no assunto, mas isso é apenas resultado de pensamentos e discussões com professores e colegas em faculdade.

Não acho totalmente correto o que um professor me disse uma vez mas pode ser que um dia eu mude de idéia: "Com menos de 1 ano não dá pra ser amor". Em parte concordo... em menos de um ano não se descobre caráter, qualidades e defeitos de ninguém.

Fica aí um assunto pra pensar.

Abc,
Priscila Jardim